Conectadas com a História
As motocicletas Beta sempre foram conectadas com a história e evolução da vida sobre duas rodas. A empresa foi fundada em Florença em 1904 sob o nome de “Società Giuseppe Bianchi”, para a construção de bicicletas artesanais.
No final da década de 1940, com as mudanças que ocorreram na sociedade italiana e ao desenvolvimento do transporte motorizado, a empresa mudou a produção para motocicletas. A simples ideia de acoplar um motor em uma de suas bicicletas já existente, um exemplo típico da criatividade italiana, resultou na primeira moto produzida pela empresa toscana.
Em 1950, a Beta entra no exigente e competitivo marcado das 125cc, com a produção do ITAL-JAP 125, equipado com garfos de viga de aço prensado e amortecedores traseiros telescópicos.
Enzo Bianchi e Arrigo Tosi
Fundadores
Um pouco da
Nossa História
1905 - 1959
Construindo Bicicletas
Tudo começou com Giuseppe Bianchi, que fazia bicicletas. Então seu filho Enzo conheceu Arrigo Tosi enquanto ele estava no serviço militar, casou-se com sua irmã Elda e todos decidiram trabalhar juntos. Mais de 100 anos após sua fundação, a empresa ainda é líder de mercado no setor de motocicletas.
1960-1969
Terrível Inundação
No início da década, a fábrica histórica, mas agora obsoleta, na Via Bellariva foi abandonada e a empresa mudou-se para Osmannoro. Em 1966, uma terrível inundação tomou conta de Florença, causando também sérios danos à Beta, embora a empresa tenha tido a sorte de conseguir se recuperar rapidamente. Os motores projetados pelo novo grupo de técnicos internos entraram em produção.
1970 - 1979
Nome Oficial
O esporte de motocicleta sempre fez parte do DNA da empresa.
Era uma ferramenta valiosa para desenvolver novos modelos mais rapidamente, testar novas máquinas "ao vivo" e aumentar as vendas, mostrando a alta qualidade de um produto através do sucesso na competição.
1980 - 1989
Beta decidiu se concentrar no Trial
Uma série de mudanças ocorreu a uma velocidade impressionante. O motocross estava sendo cada vez mais dominado pelos fabricantes japoneses, então a Beta decidiu se concentrar no Trial. Foi criada uma série de máquinas que frequentemente conseguiam vencer o campeonato mundial. No entanto, havia um compromisso contínuo com todas as máquinas off-road, sem descurar a gama de ciclomotores. |
1990 - 1999
Lapo Bianchi se juntou à empresa
Foi um marco na história da Beta quando Lapo Bianchi se juntou à empresa. Toda a estrutura produtiva e administrativa foi superada, com o objetivo de aumentar sua presença no exterior, com o fortalecimento das alianças técnicas e comerciais. Houve sucesso contínuo nas competições de Trial, que agora se tornaram a "nova fronteira" da empresa.
2000 - 2009
Mercado externo
Mudanças de longo alcance na empresa fizeram com que fosse possível se concentrar no mercado externo, enquanto o número de modelos na linha aumentou parcialmente como resultado das importantes relações de trabalho com a KTM e Suzuki. Ao mesmo tempo, o sucesso na competição provou ser extremamente útil como meio de desenvolver negócios.
2010 - 2018
Uma década marcada por grandes mudanças
Uma década marcada por grandes mudanças. O mercado de scooters estava em constante evolução, as vendas de motos de enduro estavam aumentando em todo o mundo, enquanto as motos de Trial ainda estavam vendendo, mas em números muito menores. A Beta estava agora produzindo todos os seus motores de dois e quatro tempos internamente. O grande compromisso da empresa com o esporte trouxe mais vitórias no campeonato mundial, incluindo os títulos dos fabricantes, que eram ainda mais prestigiados e que a empresa nunca havia conquistado antes.